Voltar

22/11/2017

Sou da Paz realiza seminário internacional em parceria com a PMESP

Cada dia do evento contou com a presença de 400 participantes, dentre membros e estudantes das Polícias e acadêmicos que estudam a segurança pública

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Instituto Sou da Paz realizou, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Seminário Internacional de Segurança Pública e Gestão da Atividade Policial. O evento buscou debater as ferramentas de monitoramento e avaliação da atividade policial a partir de experiências nacionais e internacionais e estratégias para lidar com os desafios do atual cenário. Cada dia do evento contou com a presença de 400 participantes, dentre membros e estudantes das Polícias e acadêmicos que estudam a segurança pública.

A programação foi dividida em quatro painéis: “Monitoramento e Avaliação do Trabalho Policial”, “Técnicas de Prevenção e Combate ao Roubo de Rua”, “Técnicas de Prevenção e Combate ao Roubo de Veículos” e “Ferramentas de Participação Social no Controle da Criminalidade”.  Por exemplo, o Major Shoichi apresentou o sistema RADAR, indicando a apreensão de quase 400 armas e simulacros no estado de São Paulo desde a sua adoção.

No primeiro dia, Anton Maslov, pesquisador de Políticas de Segurança Pública do Governo do Canadá, trouxe um panorama de como o trabalho das polícias canadenses é monitorado; e Georgia Ribeiro Rocha, diretora do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, apresentou boas práticas adotadas pela capital mineira para reduzir roubos em grandes eventos. Já no segundo, Dr. Valter Abreu e Dra. Beatriz Bravo, delegados da Delegacia de Investigações sobre Roubo e Furto de Cargas (DIVECAR), falaram sobre estratégias para reduzir o roubo de veículos em São Paulo; e Major Fernando Rojas, dos Carabineros de Chile, contribuiu com sua experiência no trabalho cooperativo entre Polícia e comunidade. Ao longo de sua programação, o seminário contou com exposições de policiais militares de diversos setores, como o Coronel PM Celso Luiz, Comandante de Policiamento da Capital.

A ocasião também contou com a premiação “Heróis de Fibra”, que reconheceu policiais militares que se destacaram no exercício da profissão.

“O evento teve o objetivo de ampliar as perspectivas da Polícia Militar, trazendo profissionais que contribuíssem com práticas que apresentaram bons resultados”, afirma Ivan Marques, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz.

Clique no trecho em negrito para acessar algumas das apresentações dos expositores:

Painel 1: Indicadores

Anton Maslov | Public Safety Canada: Medindo a performance da polícia: A perspectiva da sociedade

Versão em inglês: Measuring the Performance of the Police: The Perspective of the Public

Painel 2: Roubos de rua

Coronel Celso Luis | Comando de Policiamento da Capital

Glauco Silva de Carvalho | Roubos da Cidade de São Paulo

Georgia Ribeiro Rocha | Prefeitura de Belo Horizonte

Painel 3: Roubos de veículos

Valter Sergio de Abreu | Divecar

Major Douglas Shoichi Sano | Radar

Adhemar Fujii | SindsegSP

Painel 4: Participação social

F. Gómez R. | Carabineros de Chile

Daniela Florenzano | Rádio Trânsito Caçula de Pneus

Temístocles Telmo Ferreira Araújo | Comando de Policiamento Rodoviário